A digitalização atual do nosso mundo também impacta profundamente o mundo da Tesouraria. Podemos observar uma combinação de três fatores disruptivos: aumento da velocidade, da complexidade e das possibilidades. Algumas tecnologias estão agora muito mais baratas do que antes e é essencial tirar o máximo partido delas para se manter competitivo. Muitas tarefas dos tesoureiros podem agora ser realizadas a custos mais baixos, e estes precisam de se concentrar noutras tarefas que acrescentem mais valor à empresa. Além disso, o risco cibernético tornou-se um dos cinco maiores riscos globais para todas as empresas. Embora esteja em constante crescimento, o risco cibernético pode ser reduzido com um conjunto de ações específicas.
As equipas e os departamentos de Tesouraria precisam agora de trabalhar de forma diferente para lidar com este contexto disruptivo. Têm de executar as suas tarefas anteriores mais rapidamente e a custos mais baixos, ao mesmo tempo que contribuem para os novos desafios das suas empresas.
Por outro lado, os serviços de gestão de tesouraria dos bancos necessitam de considerar as novas necessidades dos seus clientes e também incluir novos participantes nos seus processos. As parcerias e a coordenação de serviços podem trazer novas ofertas competitivas e uma atividade lucrativa mais ampla. O workshop interativo da Salvo Global foi desenvolvido para dois públicos com objetivos de aprendizagem congruentes:
- O workshop foi concebido para fornecer aos profissionais de Tesouraria Corporativa, Contabilidade e Finanças conhecimentos práticos e atualizados sobre pontos-chave relacionados com ferramentas e organização de Gestão de Caixa. Compreenderão como realizar uma atividade de Gestão de Caixa mais eficiente e segura, acrescentando mais valor à sua
empresa. - Este workshop proporcionará também aos banqueiros comerciais que trabalham em serviços de gestão de tesouraria, desenvolvimento de produtos e marketing, uma compreensão aprofundada do universo dos seus clientes. Identificarão os principais pontos de atenção, em particular na segurança, para melhor atender às necessidades dos seus clientes.
- Utilizando a metodologia de estudo de caso, questionários específicos e exemplos práticos para ilustrar os pontos-chave, os participantes poderão aplicar as melhores práticas e técnicas no seu próprio contexto, de modo a reduzir custos e melhorar o controlo e a segurança.

