Uma paragem para manutenção é um evento muito crítico para as instalações industriais devido ao grande número de recursos envolvidos num curto espaço de tempo. Esta característica tem um impacto direto nas questões de fiabilidade, bem como na saúde e segurança no trabalho, o que pode ter um impacto direto na segurança do processo produtivo.
Assim sendo, o desenvolvimento de um plano de paragem de manutenção é vital para garantir o melhor aproveitamento dos recursos limitados, de modo a que todas as atividades classificadas como necessárias para serem realizadas durante o período determinado para a paragem sejam concluídas de acordo com o cronograma de serviço, sem que sejam criadas interferências ou obstáculos que impeçam o alcance dos principais objetivos (escopo, prazo e custo) da paragem.
Serão apresentados os 12 (doze) princípios base da “Função de Planeamento”, de forma a garantir que o seu cumprimento é realizado de forma produtiva para todo o projeto de paragem de manutenção.
Para complementar esta aprendizagem, serão também desenvolvidas as 10 (dez) áreas de conhecimento do PMI, agregando as questões da saúde, segurança no trabalho e ambiente.
O objetivo é proporcionar aos participantes uma visão geral das melhores práticas para a implementação de indicadores de desempenho que permitam uma melhor gestão dos resultados para todos os processos medidos.